top of page

Sabem tudo, mas será que eu quero saber?


Não sei quanto a vocês, mas no meu caso é o "pão nosso de cada dia" !

Já perdi a conta a quantidade de vezes que as pessoas dão "palpites" como se soubessem tudo, como se todas as gravidezes fossem iguais.

Tudo bem, eu compreendo que querem ajudar (ou outras até só mesmo para se "armar") , mas a meu ver, cada mãe gosta de viver esta experiência de uma maneira única, cada mãe gosta de descobrir sozinha o que é estar grávida, o que é sentir esta ou aquela dor, descobri por "si" o verdadeiro significado do que é uma gravidez.

Não quero com isto dizer que não possamos ouvir as "experiências" de outras mães, mas cabe a nós decidirmos o melhor para os 9 meses de caminho que temos pela frente.

Muitas vezes, nós, mães de primeira viagem somos chamadas de ingratas ou até mesmo que não sabemos dar valor, só por não querermos mais ouvir as "experiências" por o que as outras mães passaram, e isso não deixa de ser injusto para nós. Por estarmos com os ouvidos cheios de tantos conselhos, acho normal não querermos ouvir mais "isto e aquilo". Queremos apenas desfrutar do momento, tenhamos dores ou não ,tenhamos enjoos ou não. Faz parte!!

Por vezes nem vontade tenho de falar da gravidez com ninguém só para não ter de ouvir mais um conselho ! E não, não sou ingrata, agradeço (e é sentido) quando me dão os conselhos, mas quero EU, viver está MINHA gravidez com todos os prós e os contras, quero ser eu a descobrir tudo o que tenho para descobrir "sozinha" ao longo destes 9 meses !

Era bom, era bom que pelo menos as pessoas não se repetissem tanto. OK, deste o conselho mas não precisas de voltar a repetir, eu já interiorizei tudo o que disseste!

E é isto! Não é revolta, é só mesmo o facto de gostar que as pessoas tivessem um pouco mais de "calma" no que toca a aconselhar as mães de primeira viagem!


bottom of page