top of page

O "maldito" peso.

Olá mamãs , desta vez venho com um assunto que de uma maneira ou de outra nos assusta um pouco , a nós , mulheres no geral. Pois quem não gosta de estar dentro dos seus "limites" de peso? Eu não sou excepção.

Confesso que no inicio, quando descobri que estava grávida, o peso que iria ganhar foi logo das primeiras coisas que pensei (um pouco egoísta, sim eu sei, mas logo eu que sou um às para engordar ... não deu como evitar pensar nisso).

Com o passar do meses , mais propriamente os primeiros 4/5 meses, confesso que até que fiquei feliz/surpreendida, pois aumentei muito pouco o meu peso devido aos nossos amigos ENJOOS, pois é, (in)felizmente faço parte do grupo de mamãs que sofreu com os enjoos no inicio da gravidez. Mas claro, ao pensar bem no assunto, tinha uma razão de ser este pouco aumento de peso, afinal de contas se eu mal comia como podia engordar?

O pior vem depois, quando o nossos amigos enjoos passaram. Aí já não havia desculpas, aí o mais certo seria mesmo engordar. Nesse momento pensei " meu Deus, agora é que vai começar". E assim foi, bem dito, bem certo.

A partir do 5º mês lá o meu peso começou a subir, algo que parecia ser razoável tendo em consideração o meu estado "grávido", tudo corria bem dentro dos "limites".

Até que bem há pouco tempo, a um dia de fazer 7 meses, tenho uma consulta de rotina e qual não é o meu espanto quando vejo que na balança indicava que tinha engordado 6kg em um mês. Sim, 6kg, é um excesso enorme, nem eu sei como engordei tanto (quer dizer, saber até sei. esta vontade de comer doces que não me larga) mas aquele choque inicial quase que me fez chorar de vergonha por não ter conseguido controlar e ter fechado a boca quando queria comer doces.

Ouvi um sermão, claro, nem eu esperava outra coisa, e senti-me bastante envergonhada pois tudo aquilo era desnecessário se a minha boca estivesse fechada aos doces. Mas nada mais podia fazer, apenas aceitar e fazer o que me iam propor no minuto seguinte.

Pois é, a dieta é pedida, uma dieta de grávida, não uma dieta maluca, e a minha seria principalmente fechar a minha rica boca aos bolos, e comer mais verduras (uau, logo eu que adoro verdes).

Só sei que saí da consulta bastante desanimada, mas com uma vontade enorme de mudar este meu hábito, não é fácil , mas por mim e principalmente pela minha bebé eu sei que tenho de fazer este (grande) esforço.

Decidi então ir a correr ao supermercado comprar as tais verduras indicadas pelo médico, e todas essas coisas saudáveis para comer. Não está fácil, confesso. Não está fácil controlar este vicio dos doces mas aos poucos e poucos eu sei que vou conseguir.

Qual não é o meu espanto quando começo a fazer as contas , e vejo que desde o inicio da minha gravidez até agora (7º mês) engordei "apenas" 10.100kg. Eu sei para muitas, é o que engordam nos 9 meses, para outras, é o que engordam em metade da gravidez. Cada mulher é uma mulher, cada metabolismo é um metabolismo. Todas nós somos diferentes, e cada uma tem a sua maneira de digerir este assunto.

Não digo que não fico contente por saber que (in)felizmente há mulheres que engordam muito mais, mas também não fico contente quando penso que há mulheres que têm este mesmo peso ao fim da gravidez.

Cada uma de nós tem de aceitar o nosso corpo como ele o é, e se Deus nos deu a bênção de podermos dar há luz um bebé , todo o peso ganho não é nada comparado há felicidade que nos espera até ao fim da nossa vida com o nosso bebé do nosso lado.

P.s.: Em baixo postei uma foto com os meus aumentos de peso só para terem uma noção.

E vocês mamãs, quanto ganharam na vossa gravidez? E para quem ainda está grávida, quanto já ganhou até agora?

Espero que tenham gostado :)

bottom of page